sábado, 6 de agosto de 2016

Fly in the Darkness - Como foi criá-lo

Olá caros amigos!

Hoje gostaria de lhes contar como foi o desenvolvimento do game que lancei a alguns dias, o Fly in the Darkness.

Bem, em abril deste ano (2016) eu participei da última Ludum Dare 35 (Competição de criação de games em no máximo 72 horas), com meu game Shape Invasion e posso dizer que foi uma experiência maravilhosa. Após uma semana do evento eu decidi me desafiar com um tipo de "Game Jam" somente comigo mesmo. Assim escolhi o tema "Escuridão" e decidi o prazo de 1 semana. Com muito esforço consegui criar um game chamado Fly in the Darkness. Inicialmente o objetivo do game era apenas esquivar dos obstáculos e tentar ir o mais longe possível.


Esta foi a primeira versão e após aquela semana eu decidi trabalhar em cima do game e torna-lo, de fato, um game completo para ser lançado oficialmente. Então aos poucos fui implementando novas ideias e lapidando-o. Primeiro adicionei uma história, bem simples, que seria liberada a medida que você avança no game. Para terem uma ideia, nem era uma história mesmo (Como em um livro), parecia mais um poema:

1 – INFÂNCIA: A Escuridão começou quando eu ainda era uma criança, mas eu era muito jovem para entender...

2 – TRISTE LEMBRANÇA: Perdi minha família muito novo e desde então sempre me sinto sozinho...

3 – TEMPO: Com o tempo eu fui descobrindo o que a Escuridão era...

4 – COMPANHEIRA: E a escuridão se tornou minha companheira...

5 – VAZIO: Mas sentia que algo me faltava, eu me sentia vazio...

6 – DESCOBRINDO: Caminhei pelo mundo buscando por algo que me completasse...

7 – FRUSTRAÇÃO: Tentei encontrar o que eles chamavam de amor, mas somente achei a frustração...

8 – CONHECIMENTO: Decidi mergulhar profundamente no conhecimento...

9 – ONDE ESTOU?: Quanto mais buscava, mais o vazio me consumia...

10 – LOUCURA: Até que a Escuridão tomou minha alma e mente...

11 – ESCURIDÃO: Em minha insanidade adentrei profundamente na Escuridão e cometi loucuras...

12 – MINHA LUZ: Quando finalmente tornei-me cego pela Escuridão, uma Luz arrebatou meu ser...

13 – MAIS UMA VEZ: Ela tomou minha vida e ajudou-me a levantar...

14 – VIDA: Juntamente com minha Luz passei a viver cada momento como se nada mais importasse...

15 – MUDANÇAS: Contudo, descobri que minha Luz estava se apagando e logo eu a perderia...

16 – ROSAS NEGRAS: Naquele momento, ouvi a voz da Escuridão, sussurrando em meus ouvidos para que eu retornasse aos seus braços...

17 – ÚLTIMA ESPERANÇA: Mas em seus últimos suspiros minha Luz confortou-me com palavras de amor e entregou-me seu último brilho...

18 – A SEMENTE: Assim eu plantei a semente daquele brilho em meu coração...

19 – BRILHO: E gradualmente a Escuridão que envolvia minha alma, naquele momento, deu lugar à minha Luz...

20 – NOVA VIDA: Eu disse adeus à Escuridão e entendi que existe algo mais poderoso que ela, a Luz do Amor.



Inicialmente esta ideia era interessante, mas ainda sentia que precisava melhorar. Então com base neste texto eu comecei a imaginar um universo e uma história com base na teoria da "Jornada do Heroi" (Monomito). Assim, comecei a escrever um pouco a cada dia e em alguns dias eu já tinha uma história com mais de 15 páginas e que de fato poderia chamar de livro dentro do game.



Nesta história o personagem principal se chama Benjamin Fly (Encaixa com o titulo Fly in the darkness) e ele é um garoto que perdeu os pais ainda muito novo em uma viagem e desde então passa a viver em um orfanato. No orfanato ele descobre algo que o leva a um universo fantástico, o Reino da Escuridão. Lá ele descobre que está envolvido em um grande mistério e assim entra em uma jornada para entender o segredo por trás de tudo aquilo.

Após isto, a próxima melhoria que decidi implementar foi a criação de diversos cenário que surgem de acordo com os capítulos. Além da aleatoriedade dos objetos, direcionados na cena com a técnica de Object Pool. Depois, outras melhorias surgiram como o contador de cristais escuros (Dinheiro do game), o Hangar escuro (Loja de naves), novos menus e a animação de toda UI.


Enfim, meses após ter participado da LD 35 eu consegui criar, desenvolver, de modo satisfatório, e lançar meu primeiro game da Google Play, Fly in the darkness. Os links para download, assim como página do game estão abaixo. Estou na fase complicada do pós-lançamento agora, tem sido muito difícil conseguir apoio, mas acredito que o game ainda será reconhecido e muitas atualizações já estão em andamento. Quem desejar saber mais ou precisar de ajuda, estou disponível. :D

Muito obrigado por sua atenção, paciência (Se conseguiu ler até aqui) e ajuda!


Download (Google Play): https://play.google.com/store/apps/details?id=com.tquar.fitd
Página oficial: http://tquargame.wixsite.com/fitd
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=4H1_jWfOrxo
Press Kit Link: https://sites.google.com/site/fitdpresskit
Tquar Game Studio: http://tquargame.wixsite.com/tquar-en
Meu facebook: https://www.facebook.com/tchaikovsky.lins

DESENVOLVIMENTO





Nenhum comentário:

Postar um comentário